
thomázia e as mulheres da água e do fogo

Thomázia e as mulheres da água e do fogo é um documentário que faz uma viagem às profundezas do Pantanal, em que somos convidados a mergulhar nesse ambiente mítico, tecendo uma história de 200 anos sob um ponto de vista feminino e pantaneiro.
sinopse: O documentário "Thomázia" parte da biografia de Thomázia Rondon, figura enigmática e pioneira na ocupação do Pantanal, em 1890, para revelar a história de outras mulheres que estão atuando pela preservação de seu território. A narrativa transita entre presente e passado; por disputas, incêndios e destruição; mas também pela força de mulheres e da própria natureza que insistem em sobreviver. O filme é contado a partir de uma perspectiva que reforça o papel das mulheres como resistência, fazendo uma ponte entre o Brasil de hoje e o de 200 anos atrás.
QUEM FAZ O PROJETO

Mônica Guimarães
proponente, produtora e idealizadora do projeto
É produtora e Diretora nas área de audiovisual e cênicas. Fundou a empresa no ano de 2004. Há 16 edições, é Produtora Executiva do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Dirigiu espetáculos de teatro, atuou, produziu e co-produziu documentários onde se destacam “27 Cenas sobre Jorgen Leth” com direção de Amir Labaki e Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra” com direção de Jorge Bodanzky e co-direção de João Farkas. Em teatro vale destacar a direção e coprodução de “Depois do Ensaio” de Ingmar Bergman e a produção de “A Desumanização” de Valter Hugo Mãe com direção de José Roberto Jardim. É gestora organizadora da iniciativa Documenta Pantanal.

Muriel Alves
roteirista
Muriel Alves é documentarista, professora e roteirista de não-ficção. Nos últimos 10 anos atuou na equipe de conteúdo de dezenas de documentários exibidos em festivais no Brasil e no exterior como "Torre Das Donzelas", de Susanna Lira, ganhador dos principais prêmios do Festival de Brasília, Mostra de São Paulo e Festival do Rio.
Para o mercado de streaming, trabalhou como roteirista na minissérie "O Ninho: Futebol e Tragédia", dirigida por Pedro Asbeg para a Netflix e como diretora assistente na série documental "Jessie & Colombo - Amar é Resistir", dirigida por Susanna Lira para o Globoplay. Atualmente é chefe de roteiro da série documental "Arrastados", dirigida por Mariana Jaspe para o Globoplay, baseada no livro de Daniela Arbex.

Retrato de Thomázia
Um filme que, inspirado pelo trabalho do Documenta Pantanal, busca conhecer o passado para compreender o presente e delinear o futuro. E escolhe trilhar essa trajetória junto com mulheres comuns que enfrentam os desafios de um mundo exploratório, mas também traz à luz os vislumbres de beleza e poesia que podem nascer nas batalhas mais difíceis. Porque a luta, a resistência e o amor fazem emergir do caos alguns personagens mais belos de nossa história. Afinal, a história é escrita todos os dias, sempre que alguém decide questionar a ordem injusta estabelecida.
E se, ainda assim, continuarmos nos questionando, por que falar sobre Thomázia? A resposta será simples: por que não?